- Área: 1200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aoguan Performance of Architecture
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado na vila de Huolongguo (Pitaya) em Xiamen, China, e é composto por 3 casas antigas de diferentes épocas e 2 novos edifícios. São necessárias renovações exteriores e interiores nas casas ancestrais, que foram construídas em épocas diferentes durante o período dos anos 30 aos 70 do século passado, e os novos edifícios necessitam de um projeto de interiores.
O trabalho deve se concentrar na reprodução de memórias da infância incluindo: expectativa da vovó sob o beiral, tempestade na primavera, vaga-lumes no verão, pôr do sol no outono, pescas no lago, sopa de quatro frutas, zongzi, um banquinho à espera de um drama de Gaojia ou filme ao ar livre durante os festivais, curtindo o frescor da noite estrelada após o jantar e ouvindo as antigas histórias contadas pelos mais velhos.
Colapsos ocorreram em diferentes posições de duas das casas mais antigas que, como a maioria das edficações da época, foram construídas com estruturas de pedras, taipa e madeira. É interessante e permite um grande espaço para reflexão de projeto que os colapsos ocorreram em diferentes partes. O volume mais recente foi construído em pedra segundo a tradição Minnan (Sudeste de Fujian), e apenas uma simples fixação é necessária.
O arquiteto cresceu no sul de Fujian e está familiarizado com a cultura e as crenças locais. Reparar o que era antigo tornará o edifício desatualizado, pois os estilos de vida contemporâneos mudaram, e é aconselhável tratar diferentes condições com diferentes medidas: reconstruir as partes colapsadas com estilos modernos para formar colisões de estilo, reforçando e mediando as partes restantes. Quanto à casa existente relativamente nova, melhorias específicas foram feitas para atingir os resultados desejados.
A área danificada do volume n°1 é o primeiro hall de entrada e a sala no lado oeste do átrio. Ela foi projetada para abrigar um pequeno edifício com uma parede branca no local do desabamento, colidindo visualmente com o antigo volume. As janelas, por sua vez, serão posicionadas de acordo com regras geométricas, e uma escada é adicionada à varanda do telhado para apreciar as estrelas. O volume original é tratado com estrutura de aço, e o diálogo entre a parede nova e a parede antiga é formado por um tratamento engenhoso de composição e estrutura.
O volume nº 2 desabou no primeiro hall de entrada e na primeira metade da cozinha. A estrutura original de madeira está prestes a desabar e ainda há um portão que se mantém em pé. Duas salas no meio também foram destruídas, e um vazio foi criado ali. Considerando que a edificação está apenas na intersecção da área de risco da cidade, uma estrutura de aço é projetada no hall de entrada e na sala à direita para suportar a estrutura de madeira original, e grandes vidros são usados para aumentar a relação e a permeabilidade com o exterior e melhorar o relacionamento com a vizinhança. Os dois quartos do átrio e do pátio são tratados da mesma forma, simples e clara, como o volume nº 1.
O volume nº 3 é construído com grandes ardósias, e a estrutura interna de aço é adotada no projeto para tratamento parcial e reparo mantendo a sensação original. Devido à falta de iluminação na casa de pedra, o tratamento lumínico com estrutura embutida é adotado para trazer aconchego.
O design de interiores dos três volumes antigos tem como tema o artesanato da área sul de Fujian, com madeira, pedra e porcelana para realçar a herança e a combinação da cultura popular.